Líderes em reclamação no Idec pelo 2º ano consecutivo, operadoras de plano de saúde atingem quase 30% de índice de insatisfação.
Não é de hoje que os usuários de planos de saúde se mostram insatisfeitos com as operadoras de saúde. Muitas operadoras deixem a desejar em um, ou dois, ou mesmo em todos os requisitos quando se fala de saúde com praticidade, segurança, e qualidade.
As reclamações contra as administradoras não são nada incomuns, e o pico das insatisfações ocorre entre os meses de Maio e Julho, que é quando ocorre o aumento dos valores dos planos contratados.
Ainda de acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor, as operadoras de planos de saúde são quem mais recebem reclamações dos clientes, ficando em 2022, pelo 2º ano consecutivo na liderança de atendimentos do Idec .
Um levamento realizado em 2019, apontou quais são as maiores fontes de queixas do usuários, onde 4,1% estava relacionada a mensalidades e reajustes. Enquanto uma nova avaliação foi feita em 2022 que apontou que as reclamações por reajustes somam 13,7%; reclamações por falta de informação 18,1%; e dúvidas e reclamações a respeito de contratos 27,4%.
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Dados coletados em 2019:
7,4% reclamações são respeito das carências, mesmo estas sendo previstas por lei;
7,7% das reclamações são sobre algo relacionado as redes credenciadas;
11,6% reclamam que mesmo após o cancelamento do plano continuam recebendo cobranças indevidas;
15,4% estão relacionadas a dificuldades no agendamento, cobranças indevidas e outros;
15,8% são sobre atendimento ruim em sua região, ou que possuem poucas opções de procedimentos;
28,4% considera ineficaz o gerenciamento dos valores de coparticipação e autorizações para procedimentos.
Em nove dos últimos 10 anos, as operadoras de plano de saúde tem se mantido entre as empresas com mais reclamações registradas no Idec, chegando ao final de 2022 como líder de insatisfação com 27,9% do total das reclamações.
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