Prevenção contra Infecções Hospitalares

No dia 15 de Maio é celebrado o dia do Combate à Infecção Hospitalar. Por isso trouxemos algumas dicas importantes que vão ajudar muito a contribuir com esse cuidado.

Infecções relacionadas à assistência a saúde, popularmente conhecidas como infecções hospitalares, são um assunto sério quando se fala de saúde e cuidado.

Mas o que são essas infecções? São aquelas adquiridas após o recebimento de um paciente, podendo se manifestar durante a internação ou mesmo após a alta. Acontecem em decorrência de complicações após algum procedimento médico, ou contato com ambiente e material contaminado.

Como hospitais são ambientes de alta circulação de pessoas com infecções e doenças diversas, muitos micro-organismos acabam por ficar presentes no ar e em superfícies. Por isso é imprescindível a limpeza dos ambientes e principalmente dos equipamentos médicos, para que estes estejam estéreis e seguros contra germes.

Mas além dos cuidados realizados pelas equipes dos hospitais, pacientes, e visitantes também devem contribuir para evitar que essas doenças sejam propagadas. Trouxemos uma lista dos cuidados que todos podem tomar para auxiliar para mais segurança na saúde.

- Não visite um paciente no hospital caso esteja com algum problema de saúde. Mesmo que seja um simples resfriado, os pacientes já estão expostos a muitos agentes quando sua imunidade esta baixa e estão passando por algum tratamento, por isso a exposição a qualquer vírus ou bactéria pode ser muito prejudicial, e até mesmo fatal.

- Mantenha sempre uma boa higiene pessoal. Lavar as mãos com frequência e de forma correta, com água e sabão. Principalmente se tiver contato com alguma substância, superfícies, produtos ou secreções. Importante lembrar que essa medida deve ser tomada antes de depois da visita ao paciente. E ainda pode ser reforçada com o uso do álcool em gel 70%.

- Evite se sentar na cama do paciente ou em leitos próximos.

- Não leve objetos, flores ou alimentos à pacientes durante as visitas.

- Não espirre ou tussa, sobre o paciente ou sobre o material esterilizado.

- Não coma, fume, beba, ou mesmo realize a troca de lentes de contato ou aplicação de algum produto na pele durante sua visita ao paciente. 

Esse cuidado ajuda muito na prevenção de infecções hospitalares. Por isso é muito importante respeitar todas essas medidas além de seguir os protocolos hospitalares. Cada pessoa que fizer sua parte contribuí para que todos os pacientes tenham uma recuperação segura e eficiente.


Infecções Hospitalares, Infecção hospitalar, cuidados, prevenção, cuidados com o corpo, saúde, consultas médicas, marcar consulta, infectologista.

Comentários