Entenda a importância desse dia, e do alimento mais completo que um bebê recém-nascido precisa.
O leite materno é o alimento mais completo e nutritivo para uma criança nos seus primeiros seis meses de vida. Durante esse período o bebê não precisará de nenhum outro alimento para complementar sua nutrição, dispensando até mesmo o consumo de água, pois o leite já fornece a hidratação necessária para o bebê até os seis meses.
Mas mesmo após os seis meses, que é quando outros alimentos são incluídos na dieta, a amamentação não deve ser cessada. A criança deve ser amamentada até seus dois anos de idade.
Recomenda-se a livre mamada, que é amamentar quando e durante o tempo que a criança quiser, e nos primeiros meses de vida da neném isso pode acontecer em diversos períodos diferentes pois o bebê não tem horários regulares para se alimentar.
Um alimento completo
Sendo rico em proteínas, carboidratos, lipídios, vitamina A, Ferro e outros nutrientes, o leite materno sempre será o alimento mais importante para um bebê em desenvolvimento. Além da proteção imunológica, também ajuda na adequação do desenvolvimento psicológico e afetivo.
O leite materno traz muitos benefícios para o bebê, protegendo contra diarreias que nessa idade são bem preocupantes pois podem levar a desidratação e perda de peso, também defende o organismo contra infecções respiratórias e alergias. O leito materno também contribui para a diminuição do risco do desenvolvimento de algumas condições como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. O Ministério da Saúde, divulgou que crianças que foram amamentadas tem um melhor desenvolvimento cognitivo.
Ainda de acordo com a Unicef Brasil, Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode contribuir para a redução da mortalidade neonatal.
Mas apesar de ser algo natural ao corpo feminino após a gestação, muitas mulheres podem ter problemas para amamentar, ou produzir leite. Diversos fatores podem ser responsáveis por essa condição. Esse problema não afeta apenas a mãe como também o bebê que necessita desse alimento.
Doação do Leite Materno
Toda mulher que amamenta pode ser uma doadora da Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH), basta ser saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação. A doação é de extrema importância pois o leite coletado é usado para alimentar crianças que estão internadas em UTIs Neonatais e bebês com baixo peso, sendo fundamental para aumentar as chances de recuperação dessas crianças.
Para doar leite materno, é simples, basta seguir algumas instruções que vão garantir que o alimente esteja seguro e apto ao consumo para os bebês , segundo o Ministério da Saúde):
Preparo do recipiente onde será armazenado o leite materno:
– Lave com água e sabão um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico, retirando qualquer rótulo ou papel de dentro da tampa;
– Ferva pote e tampa por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura;
– Sobre um pano limpo os deixem escorrer, com a abertura voltada para baixo, até que fiquem secos;
– Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.
Se prepare adequadamente para a coleta:
– Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão;
– Use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos;
– Coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca;
– Lave as mamas apenas com água;
– Seque as mãos e as mamas com uma toalha limpa.
Escolha um bom local para fazer a coleta:
– Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo;
– Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa;
– Evite conversar durante a retirada do leite para evitar que gotículas de saliva contaminem o leite, a mama ou o pote.
Guarde o leite coletado de forma adequada:
– Anote na tampa a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde o frasco fechado imediatamente no freezer ou no congelador;
– Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento;
– Para completar o volume de leite no frasco já congelado, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos. Após a fervura, escorra-o, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar.
– Coloque o leite recém-extraído sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco, guardando-o imediatamente no freezer ou no congelador.
O leite humano que for extraído para doação poderá ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período deve ser encaminhado ao Banco de Leite Humano para que passe pelo controle de qualidade, onde será classificado, processado e preparado para a distribuição do leite humano pasteurizado.
Se você deseja contribuir, e fazer sua doação, é importante fazer o devido acompanhamento médico e avaliações de saúde. No Nowmed você encontra o especialista mais próximo de você, e pode marcar suas consultas sem sair de casa.
Comentários
Postar um comentário